
Foi exímio caricaturista. Segundo relato de um amigo, era comum Clênio participar de reuniões nas quais passava o tempo rabiscando em papéis e, ao final, vários participantes viam-se retratados nos traços firmes inconfundíveis do artista.
Um de seus trabalhos como cartunista foi a criação dos personagens Fagundes & Anacleto, publicados originalmente no hebdomadário O Momento. Com traços fortes e rústicos, registrou semanalmente em apenas três quadros a vida pitoresca de Fagundes, um gaúcho bronco e beberrão, mais grosso que dedão destroncado - grosso tipo bicho, nas palavras do seu criador, e seu inseparável parceiro de balcão de boteco, Anacleto, um porco esperto prá mais de metro. A simplicidade e atenção a pequenos detalhes são características marcantes do seu desenho.
Nas tirinhas estão representados costumes regionais, lugares e personalidades locais, incluindo o próprio semanário que o hospedava, palavreado gaudério [com erros de grafia e concordância], fatos insólitos que só acontecem em balcão de bar, e todo tipo de grosseria que um legítimo chiru casca grossa possa praticar!
Nasce hoje neste espaço a série Uma tirinha no pedaço, com as aventuras e as desventuras de Fagundes & Anacleto, grosso tipo bicho!
Ôpa, novidades no bom pedaço.
ResponderExcluirAlvíssaras!
Parabens pelo blog estava curtindo as tirinhas de um humor gostoso e traço solto agora lendo a biografia descubro que o autor já não se encontra neste plano uma grande perda... Vim via blog da Maysa e gostei daqui um abraço.
ResponderExcluirPois é, Veloso, o Clênio partiu cedo, mas deixou uma grande obra em pinturas, esculturas e também estes quadrinhos, que publico com muita satisfação.
ResponderExcluirSeja bem vindo ao CF&CG, volte sempre!
Um abraço!
oi acabei de ganhar uma tela dele, alguem sabe como posso ver valores dessas telas?
ResponderExcluir